segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

A Casa de Cultura

Por duas vezes fui à Casa de Cultura de Machado. Nas duas a encontrei fechada, com cadeado no portão e tudo. Nada demais no sábado, último dia do ano, etc... Hoje, no entanto, não era para ter alguém lá, para prestar uma informaçãozinha qualquer que um turista precisasse, talvez? Pois não tinha. Se os produtores de café estão na ponta do mercado, exportando para o mundo todo, diretamente de Machado-MG, café puro, orgânico, os produtores culturais da cidade...



Nos festejos de passagem de ano, fiquei sabendo depois, visto que do hotel não saí, a praça Antônio Carlos estava cheia de gente debaixo de chuva, ouvindo pagode. Nada contra, mas o pouco que sei de Machado (e realmente sei pouco, por isso vim, por isso procurei a Casa de Cultura) me diz que essa música não está na tradição da cidade, que tem raiz nas congadas, com influências profundas inclusive no catolicismo local. Era esse tambor que eu queria ouvir quando fui para  o antigo Santo Antônio do Machado. Tudo bem, um dia volto, no mês de agosto, para a festa de São Benedito... Ou enfrento a chuva de novo, em janeiro de um ano desses, para a Folia de Reis. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário