quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Uma luta

“É nisto que penso quando digo que gostaria de recuperar o curso do tempo: gostaria de anular as conseqüências de certos acontecimentos e restaurar uma condição inicial. Mas todo momento de minha vida traz consigo um acúmulo de fatos novos, e estes, por sua vez, acarretam conseqüências, e assim, quanto mais busco retornar ao ponto zero do qual parti, mais me distancio dele; embora todos os meus atos tendam a anular as conseqüências de atos anteriores, e conquanto eu tenha obtido resultados apreciáveis nessa tarefa, a ponto de animar-me com a esperança de um alívio próximo, devo considerar que cada uma desssas tentativas provoca uma chuva de novos acontecimentos que complicam ainda mais a situação original e que,  posteriormente, terei de fazer desaparecer”. ITALO CALVINO.

“Reperdida a remembrança, a representação de tudo se desordena: é uma ponte, ponte, – mas que, a certa hora, se acabou, parece`que. Luta-se com a memória” JOÃO GUIMARÃES ROSA.

Em Gabriela Reinaldo, Cantiga de fechar os olhos: mito e música em Guimarães Rosa, FAPESP/Annablume, 2005, p.59.


Nenhum comentário:

Postar um comentário