domingo, 8 de julho de 2012

Hermetismos pascoais



“O fogo dá forma e torna tudo perfeito, como está escrito: Ele insuflou no seu rosto o sopro da vida (...) o fogo torna sutis todas  as coisas materiais que formam a matéria”.

Nada do que é pesado pode ser leve sem a ajuda do que é leve. E o que é leve não pode ser arrastado para baixo sem a presença do que é pesado. A Turba diz o seguinte: Fazei o corpo espiritual e o que é fixo, volátil”.

“Aurora consurgens”, em O museu hermético, Alexander Roob, Taschen, p.363.

Eu trouxe "levezas" vivas de lembranças do tempo de Minas. Há vários nomes por aí: biloca, gude, bila...



4 comentários:

  1. “Ë verdade, sem mentira, é certo e muito verdadeiro, que aquilo que está abaixo é como o que está acima, e aquilo que está acima é como o que está abaixo, para o cumprimento das maravilhas da coisa única.
    E assim como todas as coisas vieram do Um, assim todas as coisas são únicas, por adaptação.
    Hermes Trismegisto "Tábua de Esmeralda".

    (meus irmãos viviam com os bolsos coloridos e barulhentos com bolinhas de gude, hoje tenho algumas para brincar com a gata)

    Um Upaaa bem emotivo, deixo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As primeiras teses...

      (bolinhas de gude, sim, outro nome... Eu tinha uma lata quadrada de 18 litros cheia delas, pois já não me cabiam nos bolsos...)

      Upaaa recebido.
      Gilson.

      Excluir
  2. Ouça...
    http://www.youtube.com/watch?v=zRG1G9Nyp-U

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ouvi e não conhecia. Obrigado.
      O Benjor musicou as 12 teses e mandou tudo pra guitarra e o pandeiro. Genial.
      Receba o meu abraço e desejos de ótima semana.
      Gilson.

      Excluir